VANTAGENS DA MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA DE ÁGUA EM CONDOMÍNIOS

VANTAGENS DA MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA DE ÁGUA EM CONDOMÍNIOS

A medição de água nos condomínios passou por uma mudança importante há alguns anos, quando o Governo Federal, através da lei n° 13.312 de 12 de julho de 2016, regulamentou a obrigatoriedade de utilizar a medição individual de água, a contar 5 anos após a data de publicação.

Dessa forma, desde 2021 os condomínios precisam fornecer a medição individualizada de água, atitude considerada essencial por vários fatores que serão discutidos a seguir.

Levando em consideração que cada condomínio arcará com os gastos individuais de água, os valores das taxas de condomínio podem ser reduzidos. Além disso, essa medida minimiza os conflitos que podem surgir devido ao rateio da conta, mais o benefício da diminuição na inadimplência.

Sendo cada morador responsável pela sua conta, aumenta a responsabilidade no uso dos recursos hídricos, tanto no controle de desperdícios como no custo do consumo de água.

Com a medição individual, facilita a detecção de vazamentos que podem levar a desperdícios dos recursos hídricos. No sistema coletivo, é difícil identificar em qual unidade existe o vazamento ou quem consome mais. Basta verificar o mês seguinte à instalação se existe algum valor que destoe ou verificar o histórico de consumo para saber qual imóvel apresenta vazamento.

Depois de um certo período de adaptação, a autoconsciência no consumo de água gera economia para o bolso do usuário, além de contribuir para o uso sustentável de um recurso natural escasso e precioso. Com a consciência exata do seu consumo, um condomínio sabe quanto gasta e pode se programar para economizar.

Considerando que todos os condomínios a partir de 2021 deverão ser entregues com medidores individuais, condomínios antigos que não possuem essa funcionalidade poderão sofrer uma desvalorização por compradores. A falta de medição individual pode ser um fator decisivo no negócio.

O Medidor de Água da IE Tecnologia fornece todos os parâmetros para controle de água em condomínios. Os parâmetros apresentados em tempo real são: Vazão (L/H), Consumo (L) e o Custo (R$).
Acompanha dois sensores de vazão e um hidrômetro, sendo um sensor de ½” e um sensor de ¾”. O Hidrômetro é do tipo unijato ¾”. Os dados do consumo podem ser consultados em uma interface web para conexão, configuração e visualização em tempo real.